segunda-feira, 25 de julho de 2011

PROJETO TEIA CULTURAL


O Projeto Teia Cultural é uma proposição da APDARTES (Associação Peabiruense para o Desenvolvimento das Artes), associação de direito privado sem fins lucrativos ou político partidária, inscrita no CNPJ MF sob n.º 13.047.539/001-48, situada em Peabiru, Estado do Paraná, cujo aplicador indicado para o empenho é o Sr. Wanderley Mafra, Monitor de dança e artes cênicas.


INSCRIÇÕES DE 26 A 29 DE JULHO (3º A 6º DESTA SEMANA) NA SALA DA APDARTES (ANEXO I DA PREFEITURA MUNICIPAL)


INTRODUÇÃO

Arte e cultura são sempre usadas como se fossem sinônimos.

Entretanto Cultura é muito mais abrangente, pois se refere a tudo o que circundeia os homens como a religião, ciência, culinária, moda, etc.

A arte representa só um pequeno pedaço da cultura, mas seu alcance é enorme. Quando se ouve musica ou se assiste dança, quando se olha um quadro, se lê um livro, ou até mesmo vai ao teatro, vivencia-se um momento especial na sua vida, uma catarse de seus sentimentos, de via recíproca, o que o torna um receptáculo de sensações outras e novas.

O encontro com qualquer forma de arte parece estimular os sentidos de uma maneira especial. Não somente porque pode ser um encontro que nos emociona, mas também porque pode nos levar a pensar, pois cada artista expressa, nas suas obras, a sua visão sobre o mundo. E com isso uma determinada cultura.

Logo a Dança, o Teatro são instrumentos fundamentais na expressão da cultura e das artes, fato este que estriba conceitual e concretamente o presente projeto.


PÚBLICO ALVO

Crianças, Jovens, Adolescentes e Adultos de ambos os sexos da comunidade de Peabiru, com ênfase às crianças e adolescentes em risco (conforme orientação do CRAS) e com olhar especial às pessoas da melhor idade. Atuar-se-á em Escolas Estaduais e Municipais de Peabiru.


OBJETIVO GERAL

Promover através da dança de salão e do teatro, a cidadania, a promoção social e a elevação da autoestima das crianças, jovens, adolescentes, adultos e pessoas da melhor idade de nosso município.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

· Criar oportunidades para que crianças, jovens, adolescentes e melhor idade tenham um encontro com a cultura através da arte;

· Ser instrumento colaborador aos programas desenvolvidos pelo poder público para o combate as drogas, ao álcool, ao tabagismo e a violência;

· Promover este encontro através da realização periódica de Oficinas de Teatro para adolescentes e jovens, visando futuramente a formação de companhias de teatro que tenham vida própria, para representar a si mesmo e ao nosso município;

· Realizar Oficinas de Dança de Salão para pessoas da melhor idade, jovens e adultos;

· Criar oficinas de danças contemporâneas (street-dance e hip-hop);

· Formar um grupo de dança folclórico, pertinente a cultura peabiruense, como reavivamento de nossa tradição paranaense, com intuito de levar estas apresentações a outras plagas;

· Criar um aspecto multicultural, ou seja, através da dança e do teatro, estimular as crianças, jovens, adultos e melhor idade à descoberta dos encantos da literatura, utilizando-se dos espaços da Biblioteca Pública e da Biblioteca Cidadã Prof. Antonio Bassi.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O Projeto Teia Cultural será em sua aplicação, dividido em 04 (quatro etapas) cíclicas, ou seja, sempre estarão cumprindo tais etapas, para novamente recomeçar com o mesmo procedimento.

1º Etapa

Formar parceria (não onerosa financeiramente para nenhum dos lados) com as escolas estaduais e demais instituições que trabalhem com nosso publico alvo.

2º Etapa

Divulgar para nosso município a existência do projeto e como ele funciona, trabalho feito com a divulgação sala por sala nas escolas estaduais e municipais e também nas instituições pertinentes.

3º Etapa

Nuclear as oficinas, ou seja, ao trabalhar com o publico alvo direcioná-los a grupos específicos de acordo as aptidões, para facilitar o desenvolvimento dos alunos.

4º Etapa

Após um período de 3 a 5 meses formar pequenos grupos e organizar apresentações ao público, com impulso e apoio da APDARTES (Associação Peabiruense para o Desenvolvimento das Artes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário