terça-feira, 19 de julho de 2011

FILME: "O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA"

Idi Amim Dada: foi um ditador que reinou por oito anos (1971-1979) em Uganda, pais centro-africano. Digite no Google seu nome e a lista de atrocidades deste ditador dobrarão páginas e páginas (muito embora a imprensa internacional inventasse muitas delas). Segundo historiadores, cerca de 300.000 mil ugandenses foram mortos pelo presidente de então.
O Filme “O Último Imperador da Escócia” (The Last King of Scotland, 2006) mescla a historia real de Idi Amim com a história fictícia de um recém formado médico escocês que por acaso vai prestar serviços médicos humanitários em Uganda e aos poucos se vê envolvido nas malhas do poder de um soberano megalomaníaco e populista (semelhança com alguns ditadores da América Latina não será mera coincidência). Pela admiração a Escócia, Idi Amim se intitulava “O Último Rei da Escócia”.
Sem violência explícita, o filme torna-se uma aula de história, política e de como o poder revela em alguns homens o seu lado mais sombrio. Forest Whithaker ganhou o Oscar de melhor ator pela atuação como Idi Amim. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário