sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

INTERCÂMBIO CULTURAL



A APDARTES-ASSOCIAÇÃO PEABIRUENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES, assinou no último dia 08 de dezembro de 2.010, um termo de intercâmbio cultural com a APEMO - ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS ESCRITORES DE MOÇAMBIQUE.
O intercâmbio visa estreitar a relação cultural entre Brasil e Moçambique, dissipando esta visão eurocentrista que temos sobre a África.
Sempre que se fala de África, vem o pensamento deturpado de que neste continente somente existe pobreza. Nós brasileiros, se colocando no lugar de nossos irmãos africanos, podemos sentir esta mesma dor quando Europa e Estados Unidos, de forma também equivocada, nos identificam tão somente pela pobreza e pela miséria. Assim, este intercâmbio também visa substituir, através do conhecimento e divulgação dos artistas moçambicanos, que este país e a África como um todo, não podem ter a miséria como identidade primeira.
Conciliando as duas culturas, pode-se combater a fuga das raízes, de nossas tradições, a perda de nossa identidade frente a este processo de “globalização”, fuga esta que nos leva ao desencontro no confronto com as outras realidades, com outras culturas, deixando-nos com um distorcido espírito de inferioridade.
Outro objetivo se pauta na correção do equívoco dos livros didáticos brasileiros, que abordam a cultura do Hemisfério Norte como superior a cultura Africana e por extensão, a cultura brasileira.
Com o intercâmbio se divulgará a arte dos membros da APDARTES em Moçambique e a arte dos membros da APEMO no Brasil.

2 comentários:

  1. Muito interessante.
    Gostaria que assistisse este video.
    Ele se encaixa bem ao texto.
    Bjos achocolatados

    http://www.youtube.com/watch?v=O6mbjTEsD58&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  2. que interressante. como estão meus caros amigos? cá tudo bem remando com APEMO.

    ResponderExcluir