sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROF.ª ELIANE REGINA: “ALFABETIZO COM A ALMA”

PROFESSORA ELIANE REGINA
ESCOLA MUN. PRINCESA ISABEL

Refletindo como deve ser o professor no Século XXI, vejo que o caminho é ir além. Na verdade, nós temos que trabalhar a realidade nossa, nossa cidade, nossa escola, nossa vida. Muitas vezes percebemos que o livro didático vem de longe, que não tem muito a ver com nossa história aqui. Para contornarmos tal fato, se faz um gancho daqui, outro gancho dali e vai se construindo a aula, com a cara e a realidade de nosso aluno, que é o mais importante.
Já faz mais de 15 anos que leciono e para dar aula busco outras formas, para ir sempre além. Uso as cantigas de rodas, pois nada melhor que alfabetizar com música, cantando, criando e aprendendo. Os alunos fixam na cabecinha e vão cantando com gente e isso é uma emoção (olha... eu estou até emocionada só de falar). Nesta busca de ir além as ideias vão surgindo. Construímos também paródias, as quais ficam gravadas na memória das crianças.
Quanto à poesia, trabalho com eles a partir das rimas, em cima de temas, que expomos nas aulas. Da Canção do Exílio (do poeta Gonçalves Dias) fizemos vários trabalhos em cima da obra. Também elaboramos um projeto sobre a História de Peabiru, passeamos pela cidade, colhemos informações, chegamos à sala e construímos uma poesia sobre o tema. Adoro o que faço e sempre busco novas ideias. Os alunos adoram, adoram escrever. Alfabetizo com a alma.
Portanto, o Professor destes tempos tem que buscar sempre mais, o novo, não ficar preso dentro dos livros didáticos. Busco alfabetizar minhas crianças, para que elas sejam críticas, tenham ciência das coisas, mas por meio de coisas reais próximas a elas. Busco sempre formas que faça esta criança pensar na sua vida de cidadã, como parte da sociedade. Ás vezes penso que eu como professora podia fazer bem mais, que é pouco ainda o que eu faço, sempre com um “pezinho” de querer mais, pois sempre quero tudo melhor, sempre melhor para eles.



CANÇÃO DO ESTUDANTE

“Minha escola tem estudantes
Onde querem aprender.
Os alunos que aqui estudam,
Estudam pra valer.
Nosso ler tem mais prazer,
Nosso escrever mais emoção,
Nossa aula tem mais vida,
Nossa vida mais realização.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário