quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CULTURA: SABORES E DISSABORES

Este é um e-mail trocado com a escritora Giselta Veiga, na semana depois do lançamento de seu livro Amizade.Com. Depois de escrito, percebi, que neste texto, residia um cunho seminal sobre. Por isso, publico aqui o dito:



Giselta

Agradecemos pela noite especial de sexta.

De certa forma você percebeu o quanto é árduo trabalhar em prol da cultura (convidamos, por baixo, umas 250 perssoas).

De um lado, todo um sistema de mercado, capitalista, que sabe que o cidadão com cultura, reforça sua identidade, seu rg cultural, se situa. E tal sistema não quer um ciodadão situado, pois é mais fácil moldar, manipular quem está meio que perdido no mundo.

Outro aspecto se dá, no caso de nossa Associção de Arte e Cultura, esta mesma força de economia de mercado que coloca na cabeça de todos para viverem individualmente, que não se juntem, que não se agremiem, pois sabem que pessoas em coletividade, juntas, são muito fortes (o ser humano não sabe a força que tem quando juntos).

Contra estas duas marés, é que remamos. É um embate por dia, uma luta com um leão na arena cotidiana. Cultura, infelizmente, é tida como algo supérfluo pela maioria das pessoas, mas não por culpa deles, mas por que foram induzidos a pensar assim.

Há de ressaltar também, que nosso sonho, e meu partuicularmente, é levar a cultura, levá-la a ser cultuada, digerida a todas as pessoas da zona cntral a casa da periferia sem reboco, coberta de telha de amianto..è uma luta atroz.

Mas temos estes clarões de vitória, quando contemplamos pessoas talentosas e obstinadas como você,a qual nos proporcionam momentos culturais inesqueciveis e talvez sem saber, dão força a continuarmos pelo resgate do rg cultural dos individuos.

Parabéns.

Boa semana

Cordialmente

Arleto Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário