quarta-feira, 8 de junho de 2011

APDARTES NO PROJETO “VIVA LEITURA”

Em exposição, escritos de alguns escribas da APDARTES.



A praça é do povo, como o céu é do condor”.
Castro Alves

Com a organização da APDARTES e da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Peabiru, na sexta-feira dia 03/06, a Praça Central de Peabiru foi palco de diversas manifestações culturais em torno do projeto “Viva Leitura”.

O projeto engloba todas as cidades da 11ª Regional de Cultura do Paraná (COMCAM), através de Convênio firmado com o Ministério da Cultura. O acontecimento contou com 04 ambientes de Contação de Histórias, 01 sala de Vídeo-Contação, Biblioteca Itinerante, Tapete de Leitura, Exposições de Arte, Artesanato, Pintura Artística e Literatura de expoentes culturais de Peabiru. Destaque para o grupo peabiruense de Contação de Histórias, formado por Adriana Gatti, Grasiele Ruppenthal e Rebeca Figueira.

Além do incentivo a leitura o projeto promoveu a realização do “Concurso Literário: Declare seu Amor ao seu Município”, tendo como objetivo capital, incentivar o amor da criança à sua cidade através das palavras escritas, aguçando o senso crítico, a cidadania e olhar mais acurado sobre as nossas riquezas e raízes culturais.

Houve manifestações artísticas no palco principal, com performances artísticas de jovens e crianças de Terra Boa, Engenheiro Beltrão e claro, de Peabiru. Também aconteceu a apresentação oficial do jingle do projeto, interpretado pela dupla peabiruense Cleber e Fernando.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO EM PEABIRU “UM PIONEIRO NOS SERTÕES DO TIBAGI”

Será lançado, no próximo sábado, às 19h na Câmara dos Vereadores de Peabiru, o livro “Um Pioneiro nos Sertões do Tibagi”, da autoria de Fernando Striquer Soares.
A obra retrata a vida do avô do autor, também chamado Francisco, que viveu os anos de urbanização do Norte do Paraná.
Striquer Soares, professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL e irmão da Professora Maria Cândida Soares, reside hoje em Londrina e em sua infância morou em Peabiru. Além destes motivos, o livro será lançado em Peabiru por que o personagem central da história, o Avô Francisco, está enterrado nesta cidade.
Caminhando na marcha da Frente Pioneira Paulista, a qual visava colonizar o oeste e o norte do Paraná a partir de 1920, o Avô Francisco estabeleceu-se nesta nova região da fronteira agropecuária do Brasil. Ressalta-se que no interior paulista havia grande taxação, cobravam-se altos impostos para as novas plantações de café, o que levou estes homens a buscarem as terras próximas ao interior paulista, o Norte Paranaense, principalmente entre as décadas de 1930 e 1940.

O livro apresenta-se como um valioso documento escrito advindo de fontes orais pelas entrevistas colhidas com Laércio Antonio Soares e Ligia Amaral Soares Zviezykovski.


CRONOGRAMA DE LANÇAMENTOS

1º EVENTO-EM PEABIRU
Dia 04/06-Sábado - ás 19h na Câmara Municipal de Peabiru (Rua Narciso Simão -Centro)

2º EVENTO-EM LONDRINA
Dia 09/06-Quinta - às 19h no Museu Histórico Padre Carlos Weiss (Rua Benjamin Constant, 900-centro).